A geração de resíduos sólidos urbanos, cresceu consideravelmente na última década, e conforme as estatísticas, a tendência é continuar aumentando, podendo alcançar 120 milhões de toneladas por ano.
Nesse sentido, é de extrema importância fazer o gerenciamento desses resíduos, planejando as ações, direta ou indiretamente, desde a coleta, transporte, tratamento, até a destinação final ambientalmente correta.
A NBR 10.004/04, orienta sobre a classificação dos resíduos, levando em consideração os riscos potenciais para o meio ambiente e a saúde pública que podem causar, sendo determinante na escolha da melhor destinação.
Os resíduos são classificados nas seguintes categorias:
CLASSE A – Resíduos Potencialmente Infectantes
São resíduos provenientes de procedimentos de serviços de saúde, odontológicos e veterinários, que apresentam risco biológico (infectantes), que tiveram contato com sangue, secreções, possivelmente contaminados com agentes biológicos, como bactérias, fungos, vírus, parasitas e toxinas.
Se enquadra nessa classe sondas, curativos, luvas de procedimentos, bolsas de colostomias, entre outros.
CLASSE B – Resíduos Químicos
Estes resíduos contêm substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
Exemplos: Reveladores, fixadores de raio x e prata.
CLASSE C – Resíduos Radioativos
São provenientes de atividades humana que contenham radionuclideos em quantidades superiores aos limites, não podendo ser reutilizada.
Exemplo: Cobalto e Lítio
CLASSE D – Resíduos Comuns
Fraldas, embalagens diversas, copos, papel toalha, lixos em geral que não podem ser feito a reciclagem.
CLASSE E – Resíduos Perfuro-Cortantes
São materiais perfuro cortantes contendo ou não material biológico, tais como agulhas, laminas de bisturi, frascos, ampolas de medicamentos, brocas, espátulas, tubos capilares, entre outros.
As Autoclaves para Esterilização de resíduos hospitalares Ardode, foram desenvolvidas para atender os resíduos das Classes A e E.