As unidades de prestação de serviços de saúde, são um dos maiores produtores de resíduos a nível mundial. Desta forma a importância da gestão dos resíduos hospitalares, aumentou consideravelmente nos últimos anos. Entre estas unidades englobam hospitais, clinicas veterinárias, consultórios odontológicos e clinicas medicas em geral.
Sobre a gestão destes recursos, vemos a necessidade de realizar o tratamento destes resíduos e proceder com a correta destinação final, visto que por lei este destino deve ser rastreado. Em relação ao processo de tratamento, a utilização de autoclaves para realizar o processo de esterilização vem sendo fortemente utilizado.
O tratamento dos resíduos sólidos de saúde (RSS) por meio do processo de autoclavagem oferecem diversas vantagens, por se tratar de uma tecnologia bem conhecida, de simples operação, com custo de investimento relativamente baixo, com fácil controle biológico. Após este processo é possível destinar os RSS em aterros para resíduos não perigosos. Além disso é um tratamento bem avaliado pela opinião publica.
A Ardode Autoclaves, empresa de engenharia, focada em desenvolver e produzir soluções e maquinas para operações em atividades voltadas ao meio ambiente, ações de sustentabilidade industrial em conformidade com as normas e conceitos do ministério do meio ambiente, disponibilizando maquinas equipadas com controlador lógico programável (CLP), interface homem maquina (IHM) e sistema de comunicação com impressora térmica, para registros de dados do processo de esterilização. Esse equipamento já vem acompanhado de cesto para acomodação dentro da autoclave e carro de movimentação externo para auxiliar a logística do resíduo na planta.